Adriana Izel
Esta é a primeira vez que o eleitor brasileiro e a internet se encontram oficialmente. No ano passado, os eleitores norte-americanos foram testemunhas da influência da web na campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Foi exatamente neste momento em que o twitter começou a virar uma febre mundial e também nacional.
O que ainda não se sabe é como a internet vai influenciar as votações no Brasil. Mas já se tem alguns exemplos, antes do primeiro turno a ex-ministra e ex-candidata à Presidência da República, Marina Silva (PV), conseguiu ganhar 100 mil seguidores em uma apenas um dia, no chamado "twitaço". Além disso, muito se falou na tal "onda verde". Mas não foi o sufiente para Marina conseguir ser eleita ou passar para o segundo turno, onde Dilma Rousseff e José Serra disputam o pleito no próximo dia 31, mas pode ter influenciado nos quase 20% de votos que a candidata recebeu no dia 3 de outubro.
Também antes do primeiro turno, a internet foi mais uma vez utilizada. Desta vez, pela filha do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC) e da mais nova candidata ao Governo do Distrito, Weslian Roriz (PSC). Liliane Roriz (PRTB), eleita deputada distrital, afirmou, pela rede social, que Roriz iria renunciar a disputa e anunciar a candidatura da mulher, que dias depois acabou se tornando "trending topic" do site por sua participação em debates.
Esses são só alguns exemplos. Até o segundo turno, Dilma Roussef, José Serra, Agnelo Queiroz e Weslian Roriz ainda tem muito o que esperar da internet. Ou não. Isso é o que vamos descobrir, juntos, com esse blog, no WebTurno.
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