Um dos diferenciais das eleições 2010 é a tentativa de aproximação entre candidatos e eleitores através da internet. No Brasil, redes sociais como o Orkut e o Twitter ganham cada vez mais atenção dos partidos e cabos eleitorais e são vistos como uma ferramenta para garantir votos a mais.
No primeiro turno, por exemplo, fenômenos como o Twitaço realizado pela candidata Marina Silva alcançou milhares de eleitores e, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, foi responsável pelo aumento de cerca de 2% dos votos de Marina. Ações como essa e os cerca de 20 milhões de votos conquistados fizeram da candidata o centro das atenções da mídia estrangeira.
Publicações renomadas como “El Mundo”, “El País”, “The Guardian” e “Financial Times” deram à Marina o título de vencedora nas eleições. O motivo para o reconhecimento foi o foco da candidata em questões ambientais e a ausência de provocações aos adversários durante sua campanha.
Resultados como esse nos fazem entender as mídias sociais como canais complementares poderosos que, se usados de forma combinada com canais de comunicação tradicionais podem, sim, fazer diferença no processo eleitoral.
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